domingo, 6 de novembro de 2011

Como saber as senhas do router padrão

É nois que é ta voltando aos poucos mais tamo chegando ai com varias noticias pra vocês galera.



Descubra as senhas-padrão de roteadores
Confira algumas dicas e serviços que podem ser muito úteis nas horas em que a memória falha

 A senha de acesso aos roteadores é uma maneira de garantir que apenas pessoas autorizadas possam modificar as configurações da sua rede de computadores. O problema é que, uma vez que as opções tenham sido modificadas e a rede esteja funcionando do jeito que deve, o acesso aos aparelhos se torna cada vez mais raro, o que faz com você esqueça a senha de acesso.

Outra dificuldade enfrentada é quando a configuração dos roteadores é feita por alguém de fora (técnicos em informática e rede, por exemplo) e essa pessoa não passa ao usuário o password utilizado. Por mais que os aparelhos sejam reiniciados para apresentarem as características de fábrica novamente, é preciso saber a senha de acesso padrão.

Por sorte, existem maneiras de descobrir as palavras utilizadas pelos fabricantes que garantem o primeiro acesso às configurações do roteador. O É nois que é separou alguns serviços que podem ser muito úteis na hora de “lembrar” as senhas-padrão dos aparelhos.

Manual e aparelho

Todos os aparelhos adquiridos no mercado trazem consigo o manual do usuário, muitas vezes deixado de lado por aqueles que estão montando a rede de computador. Além de dicas para configurar as opções do roteador de forma mais eficiente, os “caderninhos” também trazem informações como endereço de IP, usuário e senha de acesso aos itens de personalização. Normalmente as empresas disponibilizam versões online dos manuais.

Mesmo depois que todos os itens tenham sido modificados, é interessante guardar o manual dos roteadores para ter os dados sempre em mãos. Alguns aparelhos trazem as informações de acesso na parte de baixo, próximo ao número de série. Caso o seu não tenha, pode ser uma boa ideia fazer uma etiqueta com endereço, nome de usuário e senha padrão e fixá-la no dispositivo. Só cuidado para não obstruir nenhuma abertura para ventilação.

Na internet

Seria bem mais fácil se os fabricantes seguissem um padrão para seus dispositivos, mas isso nem sempre acontece. Por isso, existem variações do nome de usuário e senha entre os modelos de roteadores de uma mesma marca. Ainda bem que sempre é possível recorrer à internet.

Existem diversos serviços online que disponibilizam as informações padrão das mais variadas marcas e modelos. Um dos mais completos é RouterPasswords.com, que conta com mais de 100 aparelhos em sua base. O usuário só precisa selecionar um dos fabricantes e clicar em “Find Password”.

O resultado é mostrado em uma lista, a qual traz o modelo do aparelho na segunda coluna, seguido do protocolo utilizado, nome de usuário (username) e senha (password). Algumas marcas conhecidas aqui no Brasil ficaram de fora da base, como a TP-LINK, mas não há como negar que o RouterPasswords.com pode ser uma mão na roda.

Há também o Default Password List que, apesar de não ser atualizado há um bom tempo, é muito útil para quem possui aparelhos mais antigos. Uma rápida pesquisa em um site de busca pode retornar vários outros serviços como os apresentados acima.

Não achei o modelo certo. E agora?

Não se desespere. É quase impossível encontrar uma lista com todos os modelos de roteadores já lançados por um fabricante. Caso você não encontre o seu aparelho na lista dos serviços, é possível tentar o usuário e a senha utilizados nos dispositivos similares ao seu.

Uma boa opção é procurar pelo modelo imediatamente anterior ou posterior ao do roteador que você possui. Por exemplo, se o seu roteador é do modelo ABC3, o mais aconselhado é utilizar os dados do ABC2, ABC4 ou ABC5. Não precisa se preocupar com o número excessivo de tentativas. Os roteadores permitem que você erre as informações quantas vezes forem necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário